MENU

  • LEITORES
  • sábado, 29 de agosto de 2015

    Carta de um cubadno ao Papa Francisco





    FedericoRJustiniani, M
    610 Valencia Ave. Apt. 304
    Coral Gables, FL 33134, EUA
    Miami, 12 de agosto de 2015
    S. S. Papa Francisco
    00120 Cidade do Vaticano
    Sua Santidade:

    Como Vossa Santidade visitará Cuba no próximo mês, eu decidi escrever esta carta para transmitir algumas informações sobre o regime que temos nos últimos 56 anos na minha terra natal, o que eu acho que são de vital importância para Vossa Santidade saber. Não tenho dúvidas de suas boas intenções e seu desejo de aplicar os ensinamentos do Evangelho para as difíceis circunstâncias do mundo de hoje. Mas eu me preocupo que as suas fontes de informação, e que suas palavras em defesa dos pobres para ser usado em seu favor pelos regimes socialistas ditatoriais que, infelizmente, abundam na América Latina.

    Eu começo esta carta me identificando. Eu sou um médico aposentado, 86 anos, nascido em Havana em 1929. Estudei em escolas religiosas (Brothers. Maristas e La Salle). Eu me formei como médico na Universidade de Havana, em 1954, eu treinei em Medicina Interna no Hospital Universitário "General Calixto García" Eu praticava medicina em Havana, até que, em 1964, tomei a decisão difícil e dolorosa de deixar a minha terra natal , meus sonhos, projetos e planos para o futuro, quando fiquei convencido de que ele não poderia viver no sufocante regime que a revolução tinha criado. Nos Estados Unidos, tive que retornar para servir uma residência de medicina de quatro anos, para tomar e passar no exame que me qualificando como um cidadão do país. Eu tive uma longa e bem sucedida carreira acadêmica, alcançando o posto de professor de Medicina na Universidade de Miami, designado a Mount Sinai Hospital Mami Beach. Sou aposentado desde julho de 2010.

    Até agora, a minha apresentação, que eu acho que é importante para Vossa Santidade saber quem escreve. Meu propósito, muito humildemente, consiste em fornecer qualquer informação sobre a história e as conquistas da Revolução Cubana, como eu disse no início desta carta.

    Fidel Castro chegou ao poder depois de derrotar o regime corrupto e despótico de Fulgencio Batista, em 1959. Ao chegar triunfalmente em Havana, em um discurso histórico, Castro disse que esta foi uma revolução nacionalista, ele, pessoalmente, não querem qualquer posição de poder, e realizar eleições em seis meses. Ele nomeou um primeiro integrado por personalidades de prestígio, logo renunciou quando conheceu os estranhos propósitos de seu gabinete. A revolução começou com um grande número de execuções sem um julgamento justo, incluindo muitos jovens que morreram no pelotão de fuzilamento gritando "Viva Cristo Rey!". Logo, o governo decidiu "nacionalizar" leia-se apreender todas as empresas estrangeiras, principalmente americanas, sem oferecer qualquer compensação. Mais tarde, "eles nacionalizaram" todas as empresas cubanas e pequenas empresas, grandes, médias e. Esta passou a ser uma revolução de um Estado que sequestrou toda a riqueza e os recursos da nação, em detrimento da vasta classe empresarial cubana, que tinha passado a vida inteira trabalhando duro para criar os seus próprios negócios. Devo salientar aqui que a maioria dessas empresas fracassaram quando a revolução colocou nas mãos de "administradores" totalmente incapazes. Assim, um sistema de produção enorme, o resultado de todo o trabalho dos cubanos destruído. E assim começou o êxodo de cubanos e do empobrecimento da nação. A revolução, longe de tirar dos ricos para dar aos pobres, igualou toda a população a um nível de pobreza, com exceção dos líderes da classe privilegiada, que vivem com todos os luxos e privilégios.

    Posteriormente, a invasão da Baía dos Porcos ocorreu. Os invasores eram idealistas jovens cubanos, as crianças de classe média e média-alta, apoiadas pelo governo dos EUA, mas não mercenários como mais tarde foi colocado nos livros escolares. Além daqueles que morreram na batalha, outros morreram quando foram transferidos para Havana em um veículo fechado, sem ventilação, morrendo por asfixia. Após a derrubada da brigada invasora, Castro decidiu que era hora de tirar a máscara e disse que a revolução era comunista. Então, quando ele foi perguntado se a revolução era comunista, ele respondeu enfaticamente negar isso e dizer que a revolução era verde como as palmas das mãos. O povo de Cuba, que sempre usou o que chamamos de "zombaria" fazer de tudo uma piada, dizia que a revolução era como melão, verde por fora e vermelho por dentro. Em suma, Castro tinha descaradamente mentido e traido o povo cubano.

    O passo seguinte foi a "nacionalização" de todas as escolas privadas do país, um partido religioso foi expulsos à força em um barco para a Espanha, a grande maioria do clero da ilha. Isso trouxe o pânico entre as famílias jovens com filhos em idade escolar que não queriam que seus filhos fossem doutrinados pelo comunismo. Muitos, incapaz de sair do país, enviaram seus filhos sozinhos, no que foi chamado o programa de Peter Pan, onde a Igreja Católica em Miami desempenhou um papel crucial na proteção e posterior atribuição destas crianças para famílias onde eles foram alojados. Eu tenho que enfatizar, Sua Santidade, o enorme sacrifício e sofrimento dessas famílias. Em outros casos, as famílias poderiam sair do país com seus filhos, para chegar sem um tostão nesta terra de liberdade, a fim de evitar a doutrinação de seus filhos. Esta é apenas uma parte das muitas experiências dolorosas que Cuba sofreu.

    O sistema aboliu todas as liberdades individuais não posso comentar muito isso senão é considerado uma ato contra a revolução. É crime de "periculosidade", para que os cidadãos podem ser processados ​​(se estes ensaios predeterminados final pode ser chamado de processos) e condenado à prisão apenas por uma suspeita de que pode ser consderada atividades contra-revolucionárias foi criado, antes que eles ocorram. Não há liberdade de expressão ou de imprensa. A ditadura escolher que notícias dos cidadãos devem receber e quais não. A incapacidade de expressar-se livremente leva a padrões duplos: um pensa uma coisa e diz outra, à custa de perder o emprego, tornando cidadãos de segunda classe crianças nas escolas, ou quando não na cadeia. Deus dotou o homem com livre-arbítrio, e, portanto, é inata no ser humano a expressão e para determinar seu futuro livremente. A ditadura usando desinformação como uma ferramenta poderosa para permanecer no poder. Assim, a mídia internet e social não está disponível ao público. Nesses momentos históricos da retomada das relações entre Cuba e os Estados Unidos, a repressão persiste ou talvez tenha aumentado. Dissidentes pacíficos como Las Damas de Blanco, as mulheres se reúnem em um comício no domingo, depois da missa, levando gladíolo como qualquer arma, gritando slogans de liberdade, são espancados, humilhados e preso. Não há liberdade de viajar, e que o governo decide quem pode e quem não pode entrar ou sair do país.

    Como uma expressão de desespero dramático vivido pelo Estado cubano, é a grande migração de pessoas de todo o mundo. A decisão horrível a deixar o país em barcos mal construídos com pneus de automóveis e materiais semelhantes, é outra expressão de frustração e desespero do cidadão. Você. Viveu uma situação semelhante com imigrantes africanos pobres que tentam alcançar a liberdade em terras do sul da Itália, com a consequente perda enorme de vida. Deus sabe quantas vidas de cubanos desesperados foram perdidos no Estreito da Flórida!

    Como esta carta está se tornando muito tempo, eu tentar resumir alguns pontos que considero relevantes para compreender o sistema atual desastrosa em Cuba:

    1. O embargo dos EUA (bloqueio chamado pela ditadura) foi ineficiente em derrubar o regime, mas serviu-lhe para culpar o "bloqueio" do fracasso econômico da revolução. Enquanto isso, o regime tem sido capaz de negociar com todos os países ao redor do mundo e, especialmente, com o Canadá, México e alguns países da Europa. O problema é que Cuba não tem recursos financeiros para pagar as suas dívidas. O fracasso econômico da revolução é evidente no fato de que Cuba sobreviveu nos primeiros 20 ou 30 anos, como um satélite económico da União Soviética. Quando ele desapareceu, o povo cubano sofreu a ditadura que é eufemisticamente chamado de "período especial", com absoluta falta dos mais básicos, incluindo alimentos nutritivos, e desencadeando uma "epidemia" de uma doença ocular pela falta de vitamina B1. Mais tarde, quando Hugo Chávez chegar ao poder na Venezuela, Cuba tornou-se uma dependência económica em relação ao petróleo da Venezuela, que paga com profissionais de saúde enviados para servir nos lugares mais inóspitos na Venezuela por um salário miserável. Este comércio de médicos e enfermeiros se espalhou para outros países, tornando estes profissionais em escravos do regime. Nestes casos, o regime de benefícios de ficar com uma boa parte do salário pago pelo país anfitrião. O levantamento do embargo privaria os irmãos Castro para usar o chamado bloqueio como uma desculpa para o fracasso econômico da revolução. Os Estados Unidos tem permitido o embarque de grãos e outros alimentos, mas com pagamento. Levantou o embargo poderia ser negociadas sem pagamento, com a subsequente alto risco dado o histórico de crédito ruim de Cuba e da falta de garantias pela falta de um sistema judicial independente.

    2. Cuidados de saúde: esta é uma chamada conquistas da revolução. Estes são os campeões propaganda totalitária, e foram vendidos para o mundo, como o grande triunfo do sistema de saúde, em que o sujeito recebe, a nenhum custo, cuidados médicos. A realidade é, infelizmente, triste. Em Cuba, há um sistema de apartheid na área da saúde. Existem dois sistemas operacionais paralelas: uma que tem todos os recursos mais modernos e servindo os líderes do regime e estrangeiros que pagam em dólares. O outro sistema paralelo é a atenção dos cidadãos comuns: uma falta absoluta mesmo dos recursos mais básicos. Hospitais onde os cidadãos que entram "a pé" falta de medicamentos, o paciente tem de levar seus lençóis e travesseiros e, por vezes, comida, e sofrem de uma higiene e manutenção deplorável. Estes são fatos concretos que tenham obtido a partir de pessoas que sofreram na própria carne ou de suas famílias esta difícil situação. A partir de Miami e outras cidades dos EUA são enviadas regularmente para Cuba medicamentos que o paciente não têm sem essa contribuição, incluindo uma simples aspirina. Claro, que os visitantes estrangeiros são levados para observar os hospitais privilegiados, vendendo-os como o padrão de cuidados de saúde em Cuba. Mais uma vez ... são o melhor da propaganda baseada em mentiras e encobrir a realidade de cubanos comuns pobres.

    3. Educação: alardeada como uma das conquistas da revolução. Tem sido uma ferramenta poderosa na doutrinação revolucionário. Eu vi primeiro o ensino de leitura com exemplos como "F rifle ou Fidel." A educação é totalmente politizada e missão e objetivos das instituições de ensino superior, a produção do cidadão revolucionário que seguem fielmente os planos do Partido Comunista de Cuba, diz. Isso é o que chamamos a criação do "homem novo", que tem como principal objetivo criar um tema fielmente seguem sem questionar as ordens do regime, mesmo à custa de pessoal ou familiar bem. Neste sentido, a revolução tem sido um fracasso. O "homem novo" é aquele que tem a esconder sua verdadeira mentalidade, o que leva a padrões duplos e o uso de mentiras e simulação. É verdade que o nível de alfabetização no país foi aumentado significativamente e o número de graduados universitários. Mas quando estes graduados que tentam encontrar trabalho em suas áreas, são possíveis apenas em uma remuneração muito baixa, de cerca de US $ 20,00 (vinte dólares) por mês, no máximo. Então você está em Cuba, engenheiros, professores e outros profissionais que trabalham como motoristas de táxi, ou empresas relacionadas com o turismo que facilita o acesso a dólares, ou tristemente como prostitutas chamados de "prostitutas". Em desespero e desilusão, muitos desses jovens tentam conseguir casar com um estrangeiro, geralmente de idade, e quase sempre em Espanha ou em Itália, por uma vez chegadas a estes países começar a gastar de trabalho quando eles são rejeitadas por seus maridos ricos.

    O restabelecimento das relações diplomáticas com os EUA tem sido uma grande vitória de Davi contra Golias. As negociações, se ele pode ser chamado de negociações envolveram a administração do presidente Obama acesso a várias reivindicações de Cuba, sem obter nada em troca. Em vez disso, Raul Castro tem se vangloriado de que Cuba nunca mudam seu sistema, ele não permitirá a ingerência dos Estados Unidos nos assuntos cubanos e para exigir uma série de condições que você retornar a base militar de Guantanamo e que EUA economicamente reparar o dano causado por anos de "bloqueio". Entre as concessões que o presidente Obama tem feito é a liberação de quatro espiões cubanos condenados por um tribunal, e cuja sentença foi confirmada por um tribunal de recurso em conexão com crimes graves, incluindo o assassinato dos pilotos de "Irmãos ao Resgate" em troca da libertação de Allan Gross, um norte-americano condenado pelo crime horrível de distribuição de telefones celulares a pequena colônia de judeus existente em Cuba. Espiões cubanos foram recebidos com honras de heróis em Cuba. O outro benefício era remover Cuba na lista de países terroristas, embora no Panamá tenham descoberto um navio supostamente carregando sacos de açúcar de Cuba para a Coreia do Norte, e ela usava sob esse fardo, peças de aeronaves de guerra e outros materiais de guerra.

    Em suma, o regime comunista tem materialmente empobreceu o país, mas o que é mais triste e mais difíceis de corrigir quando este pesadelo acabou, é o empobrecimento ético e moral dos cidadãos, que a "decisão" que é subsistir com um regime opressivo como esse, você tem que dizer o que não pensa, considerar inteiramente legítimo roubar o seu local de trabalho, comprar e vender no mercado negro, ou prostituição. Um jovem que em sua maior parte, à realidade em que vive, considera deixar o país como a única solução para a sua situação triste e desesperada.

    Sua Santidade, peço desculpas por tão extensa nesta carta, mas eu pensei que era meu dever ajudá-lo a informar da triste situação em Cuba. Infelizmente, não há sistema político perfeito, mas o sistema comunista tem sido um fracasso na história da humanidade. No caso de Cuba, ele tem empobrecido a níveis inimagináveis.

    Com todo o respeito, eu desejo-lhe sucesso em sua missão em Cuba, e eu espero que permitirá reunir-se com dissidentes, para lhe apresentarem a contraparte da versão oficial. Temo que a sua presença em Cuba será explorada para legitimar este regime horrível.

    Respeitosamente,

    Federico R. Justiniani, M. D.