MENU

  • LEITORES
  • sexta-feira, 28 de setembro de 2018

    Exoremos comiseração pelo Brasil! ( Jorge Hessen )


    Exoremos comiseração pelo Brasil! (Jorge Hessen)


    Jorge Hessen

    Nas vésperas das eleições de 2018 no Brasil, devemos nos manter acautelados no momento da votação. Não podemos esquecer o recente quadro de corrupção na política brasileira. Vimos a deterioração da dignidade e má administração do dinheiro público dos governantes, na fracassada tentativa do aparelhamento de todas instâncias jurídicas e legislativas para que fosse estabelecida a construção  do IMPÉRIO POLÍTICO no Brasil, inspirado nos governos chineses, cubanos e norte coreanos.
    Talvez haja uma certa desesperança, descrença e conflito de memória na mente dos brasileiros que vêm infectando até mesmo as instituições dos três poderes. Nota-se além disso, precário entusiasmo patriótico e apatia para um projeto de vigorosa reorganização cívica com vista à mantença da liberdade do povo.
    Jazem relativamente inertes alguns segmentos midiáticos e religiosos. As instâncias militares e outros agentes públicos de várias categorias encontram-se hibernados juntamente com o grande contingente de compatrícios que fazem vistas grossas diante dos últimos episódios políticos.
    Os espíritas conscientes do Brasil não podem se rebaixar diante da putrefação moral e da corrupção que aniquilam as conquistas morais do brasileiro castiço. Urge exorar aos bons espíritos, solicitando que advoguem diretamente com o Cristo (Modelo e Guia da Humanidade), impetrando a imediata intercessão espiritual a favor dos patriotas honrados e das futuras gerações de brasileirinhos.
    Assistimos de alguns anos para cá a volúpia dos figurantes (massa de manobra) desordeiros reagirem, bradando por confrontos entre classes sociais, vociferando urros de paz e de justiça social, como armas para a agressão entre compatriotas. A exemplo dos inúmeros movimentos dos “sem” (tetos e terras) criados por sinistros grupos insurgentes.
    O povo brasileiro tem colhido inúmeras desilusões nas experiências coletivas, reflexas muitas vezes, dos deploráveis atos de invasão. Movimentos perturbadores que representam lutas dolorosas em que as ações refletem as palavras de comando das praças públicas, em que as massas ingênuas, padecentes e anônimas obedecem sob o jugo dos embustes provindos dos capciosos emissários da violência.
    Com a materialização do ideário dos populares movimentos “sem” (tetos e terras) conseguiu-se montar uma logística bem temperada com erário público e instituíram uma massa de “criaturas incivilizadas” que nos ameaçam e assustam. Possivelmente suas ideias tenham sido justas e legítimas no primeiro instante, mas na radicalização o que se assiste atualmente é um grupo de seres manipulados e fora-da-lei que atua com suas próprias noções de justiça, ignorando o Estado de direito.
    Oremos por tais “pessoas violentas”, eis aí nossas armas poderosas. Queiram ou não os tais grupos, na verdade o Cristo permanecerá com a rédeas nas mãos, comandando o povo para a definitiva vitória da paz e da ordem entre todos os brasileiros. Não por acaso, consta na composição do hino nacional o fragmento “se ergues da justiça a clava forte, verás que um filho teu não foge à luta”. Sim, os legítimos representantes do Cristo não abdicarão da justiça pela probidade, pelo decoro, pela liberdade e pela honra.
    Que o Cristo tenha clemência de todos nós, intérpretes diminutos, neste paradoxal panorama incrustado neste território geopolítico da América do Sul. É urgente orarmos, solicitarmos a Jesus pedindo-lhe a interseção a favor dos denodados cidadãos (juízes, delegados, agentes policiais, advogados, procuradores, jornalistas, religiosos, articulistas espíritas e outros) que confiam na paz!.
    Estamos seguros de que o Espiritismo auxiliará eficazmente nas reconstruções de ordem sociopolítica e econômica do Brasil, porque dentre outras propostas, sugere a substituição dos impulsos antigos da violência e do egoísmo pelos impulsos da mansidão e da fraternidade universal.
    Imploremos, pois,  pelo Brasil!